#305: Como tributar na fonte a NF de serviço que deveria ser de venda mercantil?

por | 1 jul, 2020 | Gestão Tributária, Vídeos | 0 Comentários

Vídeo #305 de 365 publicações ao longo do ano!

Importante! O próximo Workshop 100% Online e Grátis “Retenções Tributárias dos Optantes do Simples Nacional” acontecerá de 13 a 17 de julho. Para participar, inscreva-se na página do evento. Se você é inscrito na lista do Foco, receberá um e-mail para acessar a página.

De uma maneira geral, nós orientamos as empresas que contratam serviços e também adquirirem produtos que tratem as operações de acordo com a sua natureza de fato, ainda que o documento fiscal não esteja condizente com aquilo que estão contratando. Ou seja, na hipótese de se contratar uma operação de compra e venda mercantil e, de maneira equivocada, a empresa contratada apresenta uma nota fiscal de prestação de serviços, é necessário analisar o aspecto material.

Ocorre que essa orientação não pode ser aplicada de maneira cega, sem avaliar as consequências da emissão do documento fiscal equivocado por parte da empresa contratada. Isso vai fazer com que o contratante, embora tenha que primar pela verdade material, deva também adotar outras providências que evitem o surgimento de um passivo fiscal indevido.

Se estiver interessado na próxima turma do curso Especialista em Retenções Tributárias, também 100% online, entre em nossa lista (sem compromisso).

Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected]

Se quiser receber os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp: +55 71 9 9385-2662.

Curso gestão tributária de contratos e convênios

Incluindo abordagem sobre a EFD-Reinf, o eSocial, as alterações no ISS e no Simples Nacional para 2019

Participe do Curso Gestão Tributária, o evento mais completo do mercado acerca da incidência do INSS, IRRF, CSLL, PIS/Pasep, Cofins e ISS na fonte. É o único com carga horária de 24 horas-aula distribuídas ao longo de três dias consecutivos.