Servidor público que presta serviços como autônomo está sujeito ao INSS?
Servidor público – Aproveitamos o ensejo do curso realizado em Cuiabá-MT, em junho/2018, pra gravar e compartilhar um trecho que trata de polêmica recorrente.
Quando determinada empresa ou entidade pública contrata um prestador de serviço autônomo, mas que é servidor efetivo vinculado a algum órgão, autarquia ou fundação de direito público, estando ele vinculado a um Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, haveria incidência da contribuição para o INSS, ou seja, para o Regime Geral de Previdência Social – RGPS?
Se deseja participar de nosso treinamento Gestão Tributária de Contratos e Convênios, baseado no livro mais completo do mercado sobre retenções e encargos tributários na fonte, clique AQUI.
Querendo apenas conhecer mais sobre a obra, ou mesmo adquiri-la, clique AQUI.
Para receber mais conteúdos sobre a temática tributária, solicite também a inclusão de seu telefone em nossa lista do Whats App (+55 71 9 9385-2662).
Curso gestão tributária de contratos e convênios
Incluindo abordagem sobre a EFD-Reinf, o eSocial, as alterações no ISS e no Simples Nacional para 2019
Participe do Curso Gestão Tributária, o evento mais completo do mercado acerca da incidência do INSS, IRRF, CSLL, PIS/Pasep, Cofins e ISS na fonte. É o único com carga horária de 24 horas-aula distribuídas ao longo de três dias consecutivos.
professor concursado federal, tem um regime de previdencia diferente da CLT, quando ele prestar serviço, tenho que descontar inss no RPA?
Olá, Neusa!
Os concursados que estão sujeitos ao RPPS, ao prestar serviço para pessoa jurídica como pessoa física devem contribuir para o RGPS como contribuinte individual.
Prezada Neusa.
Caso um concursado federal vinculado ao RPPS preste serviços a pessoa jurídica como contribuinte individual, deve sofrer a retenção do INSS normalmente.