Receita Federal facilita preenchimento da DCTFWeb e promove maior simplificação tributária

por | 19 nov, 2020 | Gestão Tributária, Vídeos | 0 Comentários

Este é um trecho exclusivo da vigésima segunda edição do GT Cast, o seu podcast sobre Gestão Tributária. O vídeo completo sairá em breve, mas, não se preocupe, você pode ouvir agora mesmo nas principais plataformas de streaming (Deezer, Spotify e SoundCloud).

Os professores Alexandre Marques, Gustavo Reis e Aline Fagundes, comentaram o que houve de mais importante na área tributária no mês de outubro de 2020. No giro de notícias da sessão ‘‘GT News’’, foi mencionado que a Receita Federal do Brasil facilitou o preenchimento da DCTFWeb e promoveu uma maior simplificação tributária. 

Com o objetivo de simplificar o procedimento de vinculação das compensações e facilitar a emissão de DARF previdenciário, considerando os valores a serem dados, a RFB promoveu alterações na DCTFWeb a partir da integração com o programa PER/DECOMP Web.

Essa modificação é muito interessante, porque, através do PER/DECOMP Web, o contribuinte poderia fazer compensação de créditos tributários e, através da DCTFWeb, ele fazia a confissão de dívidas previdenciárias. Na prática, antes dessa simplificação tributária, quando o contribuinte declarava na PER/DECOMP Web e transmitia uma DECOMP, que é uma declaração de compensação, ele fazia a compensação e precisava, manualmente, retificar a DCTFWeb para, depois, gerar o DARF previdenciário para recolhimento do INSS.

As etapas eram todas feitas manualmente, o que dificultava a operacionalização pelo contribuinte e empresas. Entretanto, com a simplificação, a partir de apenas um clique dentro da DCTFWeb, na opção de ‘’Importar Dados’’ ou então ‘’Abater DECOMP’’, o sistema já faz a importação dos dados da PER/DECOMP Web diretamente para DCTFWeb, que já faz a retificação e gera DARF com esse abatimento. 

Deste modo, podemos concluir que, para o contribuinte, essa simplificação tributária foi realmente muito benéfica, uma vez que as chances de ocorrerem equívocos diminuíram. Como a nova funcionalidade já vai importar os dados necessários diretamente da PER/DECOMP Web, isso se torna um facilitador e evita aquela margem de erros na retificação manual.

 

Veja também: Como ficou o cronograma de implementação do eSocial, EFD-Reinf e DCTFWeb?

[Entre no nosso canal no Telegram]

Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected].

Se quiser receber os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp: +55 71 9 9385-2662.

Curso gestão tributária de contratos e convênios

Incluindo abordagem sobre a EFD-Reinf, o eSocial, as alterações no ISS e no Simples Nacional para 2019

Participe do Curso Gestão Tributária, o evento mais completo do mercado acerca da incidência do INSS, IRRF, CSLL, PIS/Pasep, Cofins e ISS na fonte. É o único com carga horária de 24 horas-aula distribuídas ao longo de três dias consecutivos.